Mesmo com o tratamento fornecido pelas empresas responsáveis pelo abastecimento de água, é preciso ficar atento a certas medidas para assegurar a qualidade da água que consumimos. A instalação, manutenção e a limpeza de caixa d’água devem ser observadas de perto, sendo indispensável adotar um passo-a-passo para tais medidas
O cuidado com a higiene e vedação de sua caixa é capaz de prevenir o surgimento de corpos estranhos no reservatório, além da entrada de insetos e, consequentemente, a possibilidade do desenvolvimento de doenças, como verminoses e infecções.
A limpeza deve ser feita cerca de duas vezes por ano, independente do tipo de caixa d’água utilizada. Para isso, portanto, é válido conferir as dicas a seguir de como limpar.
1. Para iniciar a limpeza da caixa d’água, separe itens como balde, panos, esponja, escova com cerdas macias, colher de sopa, pá e água sanitária.
2. A fim de evitar desperdícios, feche o registro de entrada ou amarre a boia da caixa um dia antes da lavagem, para que a água ali armazenada seja consumida.
3. Tome o cuidado apenas de reservar cerca de um palmo de água dentro da caixa para ajudar na limpeza.
4. Com a caixa destampada, feche a saída de água com um tampão ou pano para que a água e sujeira do fundo não desça pelo cano.
5. Comece esfregando as paredes e o fundo da caixa com uma esponja ou escova. Não utilize produtos de limpeza, pois os resíduos podem contaminar a água.
6. Remova a sujeira com panos, pá e balde e abra a saída da caixa para que a água da lavagem escorra.
7. Abra o registro de entrada de água e encha a caixa até a metade. Feito isso, feche o registro de saída da caixa novamente.
8. É hora de fazer a sanitização do reservatório, adicionando água sanitária na caixa. A quantidade depende da capacidade, sendo usadas 10 colheres (de sopa) de água sanitária para cada 500 litros da caixa.
9. Com a água sanitária, esfregue as paredes e o fundo da caixa mais uma vez, usando esponja e escova novas e limpas.
10. Para escoar essa água e desinfetar canos e torneiras, abra a saída da caixa e libere a passagem da água. Esse conteúdo também pode ser armazenado em baldes para aproveitá-lo na limpeza de calçadas, por exemplo.
11. Lave a tampa da caixa com água corrente e tampe o reservatório.
12. Para evitar a entrada de ar no encanamento, abra as torneiras até que a água comece a sair.
13. Feito isso, abra o registro de entrada da água e deixa o reservatório encher.
14. Ao voltar a consumir a água, libere o primeiro jato da torneira para evitar o gosto de água sanitária.
Para facilitar e garantir uma limpeza de qualidade, você também pode optar por contratar profissionais e empresas capacitadas para limpeza da caixa d’água.
Pronto! Dessa forma, sua caixa d’água estará limpa e você contará com a certeza de prevenir problemas de saúde para você e sua família.
Imagens: Dona Resolve e Nova Concursos.